Uma formação completa para você aprimorar sua prática profissional na educação e na escola!
Uma formação completa para você aprimorar sua prática profissional na educação e na escola!
A Formação em Psicologia Escolar do Instituto Fratelli propõe-se a levantar discussões sobre as questões inerentes à atuação e à intervenção nesse contexto, bem como estudar as possibilidades de cuidado, postura ética e eficaz. Durante as aulas, a(o)s aluna(o)s poderão compreender os aspectos fundamentais para o manejo e o cuidado diante das diversas possibilidades em que os profissionais da Educação se deparam. A ementa do curso foi pensada de forma ampla, desde o contexto histórico, principais intervenções, conceitos e atuação em rede.
Profissionais e estudantes de Psicologia a partir do 1° semestre da graduação, interessados em ampliar seus conhecimentos em psicologia escolar.
Módulo 01
– O contexto histórico da escola;
– Influências e contribuições da Psicologia para as Escolas;
– O surgimento da Psicologia Escolar e Educacional;
– Teorias e tendências psicológicas no contexto Escolar.
Módulo 02
– Principais dilemas atuais no contexto Escolar;
– O desenvolvimento da Psicologia Escolar no Brasil;
– Desafios e perspectivas da atuação;
– A estruturação da Escola na contemporaneidade.
Módulo 03
– Contribuições de teorias e tendências pedagógicas;
– Teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget;
– A Teoria do Ensino como processo social de Lev Vygotsky;
– Teoria Psicogenética de Henri Wallon;
– Aprendizagem Centrada no Aluno de Carl Rogers.
Módulo 04
– Os conceitos de Aprendizagem Significativa;
– Contribuições de David Ausebel;
– Reflexões sobre a prática do Psicólogo Escolar e aprendizagem significativa.
– Atitudes Facilitadoras na Escola
Módulo 04
– Como a teoria do fracasso escolar de Paulo Freire se apresenta na compreensão desse fenômeno;
– Conceituação e compreensão à respeito do Fracasso Escolar;
– O fenômeno do fracasso escolar sob o olhar do docente.
Módulo 05
– Psicologia do Desenvolvimento Humano;
– Infância e adolescência em pauta: compreensões e desdobramentos da atuação com crianças e adolescentes;
– A Psicologia Escolar, o público infanto-juvenil e seus desafios de atuação
– Recursos Lúdicos para trabalhar com crianças e adolescentes.
Módulo 06
– Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento: conceitos básicos, características clínicas e epidemiologia;
– Intervenções terapêuticas: a habilitação neuropsicológica em Transtornos do Neurodesenvolvimento (habilidades comportamentais, cognitivas e emocionais);
– Abordagem Interdisciplinar: comunicação em equipe e colaboração entre diferentes profissionais envolvidos no tratamento e manejo dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Módulo 07
– Os conceitos e práticas da educação inclusiva;
– Epistemologia da inclusão: aspectos históricos e contemporâneos;
– Práticas de educação inclusiva no Brasil.
– Barreiras da inclusão;
– As escolas públicas e privadas diante da inclusão escolar;
– Desafios e perspectivas de atuação.
Módulo 08
– Infância e juventude em pauta: compreensões e desdobramentos da atuação com crianças e adolescentes;
– A Psicologia Escolar e desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
– Recursos Lúdicos e possíveis intervenções em grupo ou individual para trabalhar com crianças e adolescentes no contexto escolar.
Módulo 09
– História da orientação profissional nas escolas brasileiras;
– Etapas do processo de orientação profissional;
– O contexto da busca pela futura profissão;
– A importância da orientação profissional para o autoconhecimento do aluno
– Possíveis metodologias aplicáveis para orientação profissional nas escolas.
Módulo 09
– Diálogo entre Psicologia, gestão e docentes;
– Suporte da Psicologia para o corpo docente;
– Atuação em equipe;
– As representações dos papéis dos profissionais na escola.
Módulo 10
– Compreensão da autolesão e as suas reverberações na escola;
– Suicídio com crianças e adolescentes;
– Fatores de risco e protetivos na escola;
– Comunicação ética na escola sobre esses temas;
– Contato e atuação com a rede;
– Bullying e autoimagem na escola: o que podemos fazer e como podemos nos comunicar.
Módulo 11
– A estruturação da Gestão no contexto escolar;
– Relações e papéis estabelecidos no âmbito escolar: docentes, pais, coordenadores e demais membros;
– Relações de liderança e hierarquias na escola;
– O papel da gestão.
Módulo 12
– Gestão de Carreira em Psicologia Escolar: planejamento de carreira, definição de metas profissionais, marketing pessoal e construção de networking;
– Identificação de oportunidades e projetos em Psicologia Escolar;
– Ética na profissão de psicologia.
Módulo 10
– Compreensão da autolesão e as suas reverberações na escola;
– Suicídio com crianças e adolescentes;
– Fatores de risco e protetivos na escola;
– Comunicação ética na escola sobre esses temas;
– Contato e atuação com a rede;
– Bullying e autoimagem na escola: o que podemos fazer e como podemos nos comunicar.
Todos os detalhes da formação:
As aulas serão mensais (uma vez por mês) e acontecerão de maneira síncrona pela plataforma Google Meet, aos sábados de 8h às 13h. Além disso, as gravações serão disponibilizadas à turma em até um dia útil após sua realização e ficarão disponíveis até o final da formação.
A formação contará com apostila didática inclusa. Além disso, materiais extras e atividades didáticas serão enviados no decorrer das aulas.
As atividades serão disponibilizadas por meio de formulários que serão disponibilizados no decorrer da formação, contando como carga horária. Será necessário responder pelo menos 70% dos formulários e estes podem ser entregues até o final da formação.
As trilhas da aprendizagem, são encontros ao vivo, pela plataforma google meet, para debates e discussões de temáticas relevantes que estão vinculadas à formação, conduzidas pela nossa equipe de monitoria. As trilhas não ficarão gravadas e mensalmente será informado à turma o dia que acontecerão os encontros.
Será necessário o aproveitamento da participação do aluno em pelo menos 6 encontros de Trilha de aprendizagem, como um dos pré-requisitos para emissão do certificado. (ENCONTROS NÃO GRAVADOS).
Será necessário responder um questionário com perguntas referentes aos módulos da formação, por meio de um formulário que será disponibilizado após o último módulo teórico da formação a certificação (154 horas) só é emitida mediante a resposta do questionário, com aproveitamento de 70% de acertos. (É dever do(a) aluno(a) informar o nome completo e um e-mail válido para o recebimento do certificado.)
Após o processo de matrícula, o aluno receberá um contrato de prestação de serviços a ser previamente assinado antes do início da formação.
Mais detalhes serão informados à turma matriculada no primeiro dia de aula e ficarão disponíveis durante toda a formação e mais informações poderão ser obtidas com a Coordenação da formação.
Doutora em Educação Brasileira (UFC). Consultora do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (NUCEPEC/UFC). Professora Universitária com experiência em processos de inclusão, formação e de desenvolvimento humano e social. Psicóloga Clínica. Professora do Instituto Fratelli.
Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Psicopedagogia (UniChristus). Graduação em Psicologia (UNIFOR) e Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui formação clínica em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica com experiência em atendimentos individuais e grupos.
Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará. Psicoterapeuta. Pós-graduanda em Saúde Mental. Psicoterapeuta com formação básica em Gestalt-terapia. Formação em Psicopatologia e Intervenções em Saúde Mental em andamento. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Universitária e no Instituto Fratelli.
Mestranda em Psicologia (UNIFOR); Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicologia Hospitalar, com formação em Psicopatologia e Intervenções em Saúde Mental. Experiência em Psicologia Clínica, Plantão Psicológico em todos os níveis de atenção e de trabalho com Autismo. Experiência como extensionista com crianças em um abrigo de Fortaleza e com puérperas em uma maternidade da mesma cidade.
Mestrando em Psicologia – UNIFOR. Psicólogo e Psicoterapeuta. Graduado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar. Membro do APHETO – Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica. Possui formação em Clínica Humanista-Fenomenológica.
Psicóloga Escolar dos níveis Fundamental II e Ensino Médio; Especialista em Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional; Pós-graduanda em Neuropsicologia pela UNIFOR; MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera. Com experiência em atividades de desenvolvimento socioemocional de alunos com o programa Líder em Mim, em Psicologia Clínica regular e na modalidade de plantão psicológico (Clínica de psicologia Fratelli); Gestora educacional e coordenadora pedagógica no Instituto Fratelli.
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito. Psicoterapeuta; Especialista em Saúde Mental e Pós-graduando em Psicopedagogia, com estudos direcionados a corpolatria e autoimagem; Experiência com terapia ABA e com psicologia escolar. Professor em cursos de pós-graduação na área da educação.
Psicóloga Clínica e Hospitalar, formada pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos no contexto de Plantão Psicológico, Psicoterapia e ambiente hospitalar. Pós graduada em Psicologia Hospitalar, em Psicologia Perinatal, Saúde materno-infantil e em Psicologia de Emergências e Desastres. Possui formação em Psico-oncologia, Cuidados Paliativos, Psicologia Hospitalar e em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Psicóloga Clínica e Hospitalar, formada pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em atendimento a crianças, adolescentes e adultos no contexto de Plantão Psicológico, Psicoterapia e ambiente hospitalar. Pós graduada em Psicologia Hospitalar, em Psicologia Perinatal, Saúde materno-infantil e em Psicologia de Emergências e Desastres. Possui formação em Psico-oncologia, Cuidados Paliativos, Psicologia Hospitalar e em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Até o início da formação ou enquanto tivermos vagas disponíveis. Os alunos que quiserem se matricular após o início da formação deverão realizar o pagamento, no ato da matrícula, de todas as mensalidades em aberto até o momento e terão acesso às gravações dessas aulas que já passaram.
Não tem problema. Todas as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas aos alunos matriculados para que assistam novamente ou para quem não pode participar ao vivo.
Tendo em vista que os alunos podem participar da formação sem estar em todas as aulas ao vivo, ao final da formação teremos um formulário final que todos os alunos matriculados devem responder, de acordo com o aprendizado ao longo do curso. Além disso, também é necessário responder pelo menos 70% dos formulários de aprendizagem enviados ao longo da formação.
O cancelamento do curso é realizado mediante o pagamento da multa rescisória equivalente a 10% das mensalidades a vencer.
Todas as gravações e materiais de estudo ficarão disponíveis em uma pasta do Drive que os alunos receberão acesso por e-mail.
Os alunos matriculados nas formações têm direito a trancar a formação por um período de 12 meses. Caso não haja retorno nesse período, o aluno será considerado desistente e deverá pagar a multa rescisória de cancelamento.
São encontros para debates e discussões de temáticas transversais que estão vinculadas à formação, conduzidas pela nossa equipe de monitoria. Os encontros não são gravados pelo caráter vivencial das trilhas.
Como profissional. No ato da matrícula, solicitamos documentos de declaração de vínculo com uma universidade.
Não, apenas alunos de graduação entram na categoria estudante. Alunos de pós-graduação são considerados profissionais, caso já tenham terminado a graduação.
O Instituto Fratelli realiza atualmente Cursos Livres, que não exigem reconhecimento do MEC. Os cursos livres podem funcionar de acordo com a legislação vigente. A Lei nº 9.394/1996 indica que especialistas, instituições e empresas podem disponibilizar cursos especiais, de aperfeiçoamento e capacitação. O Decreto nº 5.154/2004 também legitima essa modalidade, assim como os artigos 205 e 206 da Constituição Federal. Diante disso, os cursos livres são opções para capacitação e atualização dos estudantes e profissionais no mercado. Assim, além de se tornar um colaborador mais valioso para a instituição, ele terá um currículo mais completo.