Aprenda tudo sobre Psicofármacos para uma atuação mais assertiva, dialogada, ética e crítica em contextos clínicos, saúde mental e educacional
A Formação em Psicofarmacologia tem como objetivo, abordar e compreender as principais questões acerca da psicofarmacologia geral, levando em consideração a importância do entendimento acerca do impacto que os psicofármacos podem causar em seus usuários, assim como a identificação e o manejo diante das manifestações de sintomas e efeitos.
Profissionais e estudantes de psicologia, Psiquiatria e Saúde Mental a partir do 1° semestre da graduação.
Módulo 01
Módulo 02
Módulo 03
O que muda o comportamento do paciente?
Módulo 04
Módulo 05
Módulo 06
Módulo 07
Módulo 08
Módulo 09
Módulo 10
Comprovação da eficácia e estudos clínicos e casos de dependência química
Módulo 11
Módulo 12
Módulo 13
Módulo 14
Compreendendo esse fenômeno para um cuidado medicamentoso eficiente
As aulas acontecerão de maneira síncrona pela plataforma Google Meet, aos sábados de 8h às 13h, horário de Brasília. Além disso, as gravações serão disponibilizadas à turma em até um dia útil após sua realização e ficarão disponíveis até o final da formação.
A formação contará com apostila didática inclusa. Além disso, materiais extras e atividades didáticas serão enviados no decorrer das aulas.
As atividades serão disponibilizadas por meio de formulários que serão disponibilizados no decorrer da formação, contando como carga horária. Será necessário responder pelo menos 70% dos formulários e estes podem ser entregues até o final da formação.
As trilhas da aprendizagem, são encontros ao vivo, pela plataforma google meet, para debates e discussões de temáticas relevantes que estão vinculadas à formação, conduzidas pela nossa equipe de monitoria. As trilhas não ficarão gravadas e mensalmente será informado à turma o dia em que acontecerão os encontros. Além disso, será necessário o aproveitamento da participação do aluno em pelo menos 6 encontros de Trilha de aprendizagem, como um dos pré-requisitos para emissão do certificado.
Para o recebimento do Certificado será necessário: responder um questionário com perguntas referentes aos módulos da formação, por meio de um formulário que será disponibilizado após o último módulo teórico da formação a certificação (180 horas) só é emitida mediante a resposta do questionário, com aproveitamento de 70% de acertos, preenchimento de pelo menos 70% das atividades didáticas e participação em pelo menos 6 encontros de trilhas de aprendizagem.
.
É dever do(a) aluno(a) informar o nome completo e um e-mail válido para o recebimento do certificado.
Após o processo de matrícula, o aluno receberá um contrato de prestação de serviços a ser previamente assinado antes do início da formação. Próximo a data de início do curso, o aluno será adicionado em um grupo do WhatsApp e por lá receberá, suporte direto, informações e atualizações detalhadas durante todo o decorrer do curso.
Mais detalhes serão informados à turma matriculada no primeiro dia de aula e ficarão disponíveis durante toda a formação e mais informações poderão ser obtidas com a Coordenação da formação.

Biomédica. Mestra em Farmacologia. Doutorado Sanduíche no Exterior em Farmacologia, realizado na University of Liverpool (Liverpool-Inglaterra) e Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Fisiologia e Farmacologia. Atualmente é Professora e Pesquisadora vinculada ao Centro Universitário Estácio-Recife, atuando como Coordenadora de Projetos PIBIC e Extensão e na Coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Mestranda em Psicologia – UNIFOR; Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual. Especialista em Sexualidade Humana e em Gênero e Sexualidade. Com Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicoterapia Breve, sexualidade e relacionamentos amorosos e em Terapia Cognitiva Sexual. Formação em Psicologia Feminista. Docente no Centro Universitário Ateneu e no Instituto Fratelli. Experiência em Psicoterapia e Plantão Psicológico pelo viés da Psicoterapia Breve-Focal nos mais variados públicos e enfoques, e em Grupos Terapêuticos com ênfase em Psicoeducação no ambiente educacional e social.

Biomédico graduado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, com habilitação em análises clínicas. Mestre em Biotecnologia pela UFPI. Doutorando em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, membro do Laboratório de Estudos da Fisiofarmacologia Gastrointestinal (LEFFAG – UFC). Professor no Centro Universitário Estácio de Sá (Fortaleza – CE). Detém experiências em ensino, pesquisas e no campo das análises clínicas.

Psicólogo clínico de orientação psicanalítica. Especialista em Psicologia Hospitalar. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) da UFC. Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) e do Instituto Fratelli, ministrando cursos, formações e grupos de estudos. Experiência em orientação profissional e avaliação psicológica.

Psicóloga pela UFF do Rio de Janeiro, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e possui Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, exercendo a atividade prática no Instituto Municipal Nise da Silveira-RJ. Atualmente é servidora da secretaria municipal de Fortaleza e professora do departamento de Psicologia da Faculdade UNINASSAU no município de Fortaleza/CE.

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará. Psicoterapeuta com formação em Gestalt-terapia. Especialista em Saúde Mental e em Docência no Ensino Superior. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Universitária e no Instituto Fratelli.

Psicóloga Clínica – PUC Minas. Especialista em Intensivismo pela modalidade de Residência Multiprofissional pelo hospital Santa Casa de Belo Horizonte – MG; especialista em Gestão, Avaliação e Planejamento no Campo de Atenção Psicossocial; com experiência em CTI Pós Operatório, Clínico e Cardiológico. Formação em Psicofarmacologia, Psicopatologia e Intervenções em Saúde Mental, Psico-oncologia e Plantão Psicológico.
Até o início da formação ou enquanto tivermos vagas disponíveis. Os alunos que quiserem se matricular após o início da formação deverão realizar o pagamento, no ato da matrícula, de todas as mensalidades em aberto até o momento e terão acesso às gravações das aulas já realizadas.
Não tem problema. Todas as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas aos alunos matriculados para que assistam novamente ou para quem não pode participar ao vivo.
Tendo em vista que os alunos podem participar da formação sem estar em todas as aulas ao vivo, ao final da formação teremos um formulário final que todos os alunos matriculados devem responder, de acordo com o aprendizado ao longo do curso. Além disso, também é necessário responder pelo menos 70% dos formulários de aprendizagem enviados ao longo da formação.
Todas as gravações e materiais de estudo ficarão disponíveis em uma pasta do Drive que os alunos receberão acesso por e-mail.
O cancelamento do curso é realizado mediante o pagamento da multa rescisória equivalente a 10% das mensalidades a vencer.
Os alunos matriculados nas formações têm direito a trancar a formação por um período de 12 meses. Caso não haja retorno nesse período, o aluno será considerado desistente e deverá pagar a multa rescisória de cancelamento.
São encontros para debates e discussões de temáticas transversais que estão vinculadas à formação, conduzidas pela nossa equipe de monitoria. Os encontros não são gravados pelo caráter vivencial das trilhas.
Como profissional. No ato da matrícula, solicitamos documentos de declaração de vínculo com uma universidade.
Não, apenas alunos de graduação entram na categoria estudante. Alunos de pós-graduação são considerados profissionais, caso já tenham terminado a graduação.
O Instituto Fratelli realiza atualmente Cursos Livres, que não exigem reconhecimento do MEC. Os cursos livres podem funcionar de acordo com a legislação vigente. A Lei nº 9.394/1996 indica que especialistas, instituições e empresas podem disponibilizar cursos especiais, de aperfeiçoamento e capacitação. O Decreto nº 5.154/2004 também legitima essa modalidade, assim como os artigos 205 e 206 da Constituição Federal. Diante disso, os cursos livres são opções para capacitação e atualização dos estudantes e profissionais no mercado. Assim, além de se tornar um colaborador mais valioso para a instituição, ele terá um currículo mais completo.