Uma formação focada no seu aprendizado em Clínica Psicológica por um viés fenomenológico-existencial
A Formação Teórico-prática em Fenomenologia Existencial do Instituto Fratelli propõe-se a discutir e a aprofundar as principais bases filosóficas e metodológicas da abordagem fenomenológico-existencial, refletindo sobre as demandas e modos de atuação do psicólogo clínico a partir de uma perspectiva centrada na experiência vivida e na singularidade do existir.
Profissionais e estudantes da psicologia e psiquiatria a partir do 1° semestre da graduação.
Módulo 01
Módulo 02
Módulo 03
Módulo 04
Módulo 05
Módulo 06
Módulo 07
Módulo 08
Módulo 09
Módulo 10
Módulo 11
Módulo 12
Módulo 13
Módulo 14
Módulo 15
Módulo 16
Módulo 17
Módulo 18
Módulo 19
Módulo 20
Módulo 21
Módulo 22
Módulo 23
Módulo 24
Módulo 25
Módulo 26
Módulo 27
Módulo 28
As aulas acontecerão de maneira síncrona pela plataforma Google Meet, aos sábados de 9h às 11h30, horário de Brasília. Além disso, as gravações serão disponibilizadas à turma em até um dia útil após sua realização e ficarão disponíveis até o final da formação.
A formação contará com apostila didática inclusa. Além disso, materiais extras e atividades didáticas serão enviados no decorrer das aulas.
As atividades serão disponibilizadas por meio de formulários que serão disponibilizados no decorrer da formação, contando como carga horária. Será necessário responder pelo menos 70% dos formulários e estes podem ser entregues até o final da formação.
As trilhas da aprendizagem, são encontros ao vivo, pela plataforma google meet, para debates e discussões de temáticas relevantes que estão vinculadas à formação, conduzidas pela nossa equipe de monitoria. As trilhas não ficarão gravadas e mensalmente será informado à turma o dia em que acontecerão os encontros. Além disso, será necessário o aproveitamento da participação do aluno em pelo menos 6 encontros de Trilha de aprendizagem, como um dos pré-requisitos para emissão do certificado.
Para o recebimento do Certificado será necessário: responder um questionário com perguntas referentes aos módulos da formação, por meio de um formulário que será disponibilizado após o último módulo teórico da formação a certificação (232 horas) só é emitida mediante a resposta do questionário, com aproveitamento de 70% de acertos, preenchimento de pelo menos 70% das atividades didáticas e participação em pelo menos 6 encontros de trilhas de aprendizagem.
É dever do(a) aluno(a) informar o nome completo e um e-mail válido para o recebimento do certificado.
Após o processo de matrícula, o aluno receberá um contrato de prestação de serviços a ser previamente assinado antes do início da formação. Próximo a data de início do curso, o aluno será adicionado em um grupo do WhatsApp e por lá receberá, suporte direto, informações e atualizações detalhadas durante todo o decorrer do curso.
Mais detalhes serão informados à turma matriculada no primeiro dia de aula e ficarão disponíveis durante toda a formação e mais informações poderão ser obtidas com a Coordenação da formação.
Os atendimentos acontecerão na modalidade de Plantão Psicológico. Serão realizados no mínimo 4 atendimentos.
Os atendimentos serão exclusivamente online, os dias e horários serão acordados com a coordenação da formação, mas a periodicidade será semanal. Além disso, os atendimentos serão feitos por duplas e o público a ser atendido será composto por adultos e idosos.
As supervisões serão semanais, no período que antecede o próximo atendimento da dupla. Será necessário que o(a) aluno(a) esteja presente nas suas supervisões, estas são de caráter obrigatório e não terão seus encontros gravados.
O início dos atendimentos se dará a partir do 25º módulo da formação. Para o início dos atendimentos se faz necessário a assinatura do termo de contrato por parte do(a) aluno(a).

Doutor em Psicopatologia na Université Paris Diderot – Paris VII, com bolsa Capes de Doutorado Pleno no Exterior. Graduado em Psicologia – UNIFOR. Mestre em Psicologia pela UNIFOR. Diploma Universitário em Fenomenologia Psiquiátrica na Université de Nice. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenador do APHETO – Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista-Fenomenológica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR. Possui formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. Atua como psicoterapeuta. Realizou estágio pós-doutoral em Psicologia na UNIFOR sob supervisão da Profa. Virginia Moreira.

Psicólogo (UFC), com formação em Psicodrama pelo Instituto Cosmos-CE. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com ênfase em Análise do Discurso. Doutor em Filosofia pelo Programa Ética, política y racionalidad en la sociedad global, da Facultad de Filosofía da Universidad de Barcelona, tendo sido orientado pelo Prof. Dr. Norbert Bilbeny Garcia (Título validado pela UFC). Membro do Laboratório de Pesquisas e Práticas em Psicologia Clínica – Escuta da Unichristus, linha de pesquisa Subjetividade, Cultura e a constituição do fenômeno psicopatológico.

Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Psicopedagogia (UniChristus). Graduação em Psicologia (UNIFOR) e Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui formação clínica em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica com experiência em atendimentos individuais e grupos. Professora na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Formado em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Psicopatologia Fenomenológica pelo Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica e Existencial. Além de atuar como psicólogo clínico, também trabalhou como professor, com educação infantil e com experiência docente no ensino superior.

Psicóloga, supervisora clínica e educadora no campo das relações raciais. Doutoranda e Mestra em Educação: Psicologia da Educação da PUC/SP. Especialista em Psicopatologia (FSP/USP) e Clínica Fenomenológica (NUCAFE). Docente, pesquisadora e coordenadora discente do curso em Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada da Nucafe. Autora do livro “O Fantástico Mundo das Palavras de Sentimentos”. Integra os grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Fenomenologia, Psicologia e Pensamento Decolonial: Ações Clínicas, Educacionais e Institucionais no Contexto Latino-Americano; ECOFAM – Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional na Escola, Família e Comunidade. É membro do GT ANPEPP: Práticas Democráticas e Saberes Plurais: Cuidado e Formação.

Mestre e doutorando em Psicologia/UNIFOR, vinculado ao Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica/APHETO. Psicólogo e Psicoterapeuta. Especialista em Psicologia Social e Psicologia Existencial, Humanista e Fenomenológica. Professor universitário. Supervisor clínico e do Plantão Psicológico Fratelli. Fundador do Instituto Fratelli. Formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica.

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará. Possui formação em Gestalt-terapia com crianças e Adolescentes. Possui Pós-graduação em Psicologia Hospitalar, Saúde Mental e Saúde Pública. Formação em Clínica Humanista-Fenomenológica; Professora Universitária e no Instituto Fratelli.

Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Psicólogo (UNIFOR). Professor (UECE). Psicoterapeuta com formação em Clínica Humanista-Fenomenológica. Colaborador do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO/UNIFOR) e do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias e Cuidados às Condições Crônicas de Saúde (LABTECS/UFPI). Atua como psicoterapeuta na Clínica de Cuidados Psicológicos Humanittas e no Instituto Empathie.

Mestrando em Psicologia – UNIFOR. Psicólogo e Psicoterapeuta. Graduado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Gestão e Coordenação Escolar. Membro do APHETO – Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica. Possui formação em Clínica Humanista-Fenomenológica.
Até o início da formação ou enquanto tivermos vagas disponíveis. Os alunos que quiserem se matricular após o início da formação deverão realizar o pagamento, no ato da matrícula, de todas as mensalidades em aberto até o momento e terão acesso às gravações das aulas já realizadas.
Não tem problema. Todas as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas aos alunos matriculados para que assistam novamente ou para quem não pode participar ao vivo.
Tendo em vista que os alunos podem participar da formação sem estar em todas as aulas ao vivo, ao final da formação teremos um formulário final que todos os alunos matriculados devem responder, de acordo com o aprendizado ao longo do curso. Além disso, também é necessário responder pelo menos 70% dos formulários de aprendizagem enviados ao longo da formação.
Todas as gravações e materiais de estudo ficarão disponíveis em uma pasta do Drive que os alunos receberão acesso por e-mail.
O cancelamento do curso é realizado mediante o pagamento da multa rescisória equivalente a 10% das mensalidades a vencer.
Os alunos matriculados nas formações têm direito a trancar a formação por um período de 12 meses. Caso não haja retorno nesse período, o aluno será considerado desistente e deverá pagar a multa rescisória de cancelamento.
São encontros para debates e discussões de temáticas transversais que estão vinculadas à formação, conduzidas pela nossa equipe de monitoria. Os encontros não são gravados pelo caráter vivencial das trilhas.
Como profissional. No ato da matrícula, solicitamos documentos de declaração de vínculo com uma universidade.
Não, apenas alunos de graduação entram na categoria estudante. Alunos de pós-graduação são considerados profissionais, caso já tenham terminado a graduação.
Sim. O aluno pode optar por não realizar os atendimentos clínicos e, ainda assim, participar dos encontros de supervisão. No entanto, essa escolha implicará na redução da carga horária total certificada. Importante destacar que a não realização dos atendimentos não acarreta alteração no valor das mensalidades.
Sim. É permitido apresentar casos oriundos da clínica particular ou de estágios supervisionados, desde que respeitadas as diretrizes éticas e o sigilo profissional.
O Instituto Fratelli realiza atualmente Cursos Livres, que não exigem reconhecimento do MEC. Os cursos livres podem funcionar de acordo com a legislação vigente. A Lei nº 9.394/1996 indica que especialistas, instituições e empresas podem disponibilizar cursos especiais, de aperfeiçoamento e capacitação. O Decreto nº 5.154/2004 também legitima essa modalidade, assim como os artigos 205 e 206 da Constituição Federal. Diante disso, os cursos livres são opções para capacitação e atualização dos estudantes e profissionais no mercado. Assim, além de se tornar um colaborador mais valioso para a instituição, ele terá um currículo mais completo.